[encerrado] CURSO ONLINE | arte ciborgue: uma investigação entre as fronteiras do digital e analógico

com Céu Isatto

Microkosmo-imp.png

SOBRE O CURSO

O curso consiste de exemplos e demonstrações ao vivo das possibilidades e potencialidades trazidas pela junção entre meios digitais e analógicos junto a questionamentos e conversas. E ministrante busca dialogar sobre processos de tradução e inscrição (no bite, matéria ou em ambos simultaneamente) na criação de desenho, fotografia, colagens e outros que vão além do meio digital ou analógico apenas.

Os primeiros encontros buscam nos questionar sobre como vemos o desenho, a pintura, a fotografia, a colagem e eventualmente a própria catalogação e separação desses meios enquanto os últimos utilizam do conhecimento das aulas anteriores para pensar na construção de novos discursos e narrativas visuais a partir do tensionamento, ruído e apagamento de fronteiras entre digital e analógico.

CONTEÚDO

  • Aula 1: Desenho. Processos de observação, síntese e gravação. Os sistemas e as interfaces máquina e corpo
    São apresentados alguns elementos básicos do desenho tradicional e digital assim como algumas técnicas de criação de imagem, transcrição analógico-digital, digital-analógica e uma síntese entre ambos os meio. Através de teoria, exemplos e conversa e professore convida alunes a pensarem desenho não como execução de uma ideia/ordem para o papel/tela/midia mas sim diálogo cheio de erros de tradução e imperfeições tanto na ponte entre digital e analógico quanto na ponte entre corpo e mídia.

  • Aula 2: Dimensões da cor: física, química, histórica, social e subjetiva
    Aqui aprenderemos a entender melhor as diferentes dimensões da cor e seus usos. Através de discussões procuramos expandir nossa percepção tradicional das cores e tentamos observar mais a fundo seus contextos e o peso de sua nomeação, assim como suas diversas propriedades e usos dentro de cada contexto (impressão, pintura, digital, narrativa, etc).

  • Aula 3: Colagem e deturpação da imagem; travessias e transgressão de fronteiras entre mídias
    Aqui nos aprofundamos mais sobre questões tocadas no início do curso e começamos a questionar e burlar as fronteiras que diferem uma técnica da outra (pintura, desenho, gravura, etc). Técnicas de colagem digital e analógica são exemplificadas e demonstradas assim como se discute o próprio conceito de colagem e se questiona como a nomeação em certos contextos se torna extremamente vaga. Algumas técnicas expandidas de desenho híbrido assim como processos de impressão e pré-impressão mais aprofundados são aqui explicados também.

  • Aula 4: Da digitalização aos impressos. Limitações e ruídos de transcrição entre informação e matéria
    Aqui se aborda mais profundamente as peculiaridades e “erros” advindos da tradução de um meio para outro desde a fotografia e scanner e seu processo de captura de fótons até gravuras com matrizes digitais e possibilidades de impressos em tecnologias obsoletas como a máquina de nota fiscal e a impressora jato de tinta. Aqui se retoma o que se disse no primeiro módulo do erro e de como ele pode se tornar algo positivo.

  • Aulas 5 e 6: Narrativas e discursos: dos painéis e trípticos as zines e quadrinhos.
    A partir das ferramentas, processos, dimensões e possibilidades mostradas nos outros módulos começamos a ir mais a fundo e analisar a criação de narrativas e discursos através de elementos visuais. Nessas aulas discutimos e e ministrante dá apoio para os alunos que queiram realizar projeto prático de alguma forma da arte narrativa (sequencial ou não).

BIOGRAFIA DE MINISTRANTE

Céu Isatto, nascide em Porto Alegre em 1998, é artista trans não binárie e ciborgue multidisciplinar que busca através de seu trabalho pesquisar e expressar narrativas visuais sobre questões como alteridade, gênero, intraduzibilidade, linguagem, (não)pertencimento, afeto e jogo.

É artista visual, quadrinista e ilustradore. Sua produção atual tende a sempre burlar fronteiras entre mídias e explorar a transcrição, tradução e ruído entre meios digitais e analógicos.

Em 2019, participou da feira de quadrinhos des.gráfica, no Museu da Imagem e Som de São Paulo, com o coletivo Aflito, e em 2020 sua zine "Pó de Estrela" foi finalista do prêmio Dente de Ouro. Visite o site e o Instagram


INFORMAÇÕES

datas: 08, 15 e 22 de fevereiro, 08, 15 e 22 de março de 2022, terças feiras

horário: das 19h às 21h

carga horária: 6 encontros de 2h cada / 12h totais

acesso: Utilizamos a plataforma Zoom® para os encontros virtuais; o link para acesso é enviado no dia anterior ao início das aulas. Cadastre gratuitamente pelo site ou baixe o App Zoom.

investimento: até 31 de janeiro: R$ 360

a partir de 01 de fevereiro: R$ 440

Pagos através de boleto, crédito ou PIX. Enviaremos as instruções de pagamento após o preenchimento do formulário de inscrições abaixo.

vagas limitadas

BOLSAS: Oferecemos três vagas para bolsas de estudo com 100% de desconto, direcionadas preferencialmente para pessoas transgênero/travestis, pretas e/ou indígenas. Para se candidatar, preencha o formulário para pedidos de bolsa abaixo.


Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e veja as respostas para as perguntas frequentes ou envie um e-mail para luxespacodearte@gmail.com.

Anterior
Anterior

[encerrado] CURSO ONLINE | o que é livro de artista? aproximações possíveis a partir da exposição '2020-2022 o século que não terminou'

Próximo
Próximo

[encerrado] CURSO ONLINE | ateliê de escrita e fabulação para criação em arte