[encerrado] CURSO ONLINE | estéticas travestis: crise, colapso e pensamento

com Isadora Ravena e convidadas

existo02.jpg

SOBRE O CURSO

O curso ensaia uma aproximação de estéticas e cosmovisões travestis que arrancam da arte, da política e da literatura novos modos de existência. Compreender a fabulação travesti, a potência da imaginação, como colapso estético. Elasticar os limites da linguagem e provocar a crise. Jogar sombra sobre os processos de criação travestis. Um convite a passear pela penumbra que gesta novos mundos.

CONTEÚDO

  • Aula 1: Pensamentos Travestis na América Latina - Isadora Ravena e Helena Vieira;

  • Aula 2: “Eu estou na casa do colonizador. Então, mexer nos móveis dessa casa é um pouco difícil. Mas eu vou mexer.” - Isadora Ravena e Hilda de Paulo;

  • Aula 3: Literatura se TRANSfaz - Isadora Ravena e Amara Moira;

  • Aula 4: Amo a Vida Namoro a Morte - Isadora Ravena.

SOBRE A PROPONENTE

Isadora Ravena é travesti, professora e artista multilinguagem. Graduada em Teatro e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade Federal do Ceará. Foi professora de diversos equipamentos educacionais e culturais, públicos e privados. Seu trabalho transita entre os limites da cena, das visuais e do cinema. É autora do livro Sinfonia para o Fim do Mundo, publicado em parceria com o Laboratório de Arte Contemporânea e o Laboratório de Estética e Filosofia da Arte, da UFC. Deseja e fabula o fim.

SOBRE AS CONVIDADAS

Helena Vieira é pesquisadora, transfeminista e escritora. Estudou Gestão de Políticas Públicas na USP. Foi colunista da Revista Fórum e contribuiu com diversos meios de comunicação como o Huffpost Brasil, Revista Galileu (matéria de capa sobre transexualidade), Cadernos Globo (Corpo: Artigo Indefinido), Revista Cult e Blog Agora É que São Elas da Folha de São Paulo. Foi consultora na novela A Força do Querer da Rede Globo. Recentemente, foi co-autora dos livros História do Movimento LGBT, organizado por Renan Quinalha e James Green, Explosão Feminista, organizado por Heloísa Buarque de Holanda, Tem Saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil, organizado por Rosana Pinheiro Machado e Ninguém Solta a Mão de Ninguém: Um manifesto de resistência, da editora Clarabóia. Dramaturga, fez parte do projeto premiado pela Focus Foundation na categoria Artes Cênicas Brazil Diversity, em Londres, com a peça Ofélia, the fat transexual. Foi Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, atuando com Direitos Humanos, LGBTs, Saúde Mental e idosos. Em 2019, desenvolveu junto ao Laboratório de Criação do Porto Iracema das Artes, pesquisa dramatúrgica intitulada Onde estavam as travestis durante a Ditadura?. Atualmente, é Assessora para a Cultura da Diversidade do Instituto Dragão do Mar (Fortaleza-CE).

Amara Moira, nascida e criada em Campinas-SP, é travesti e feminista. Defendeu doutorado em teoria literária pela Universidade Estadual de Campinas no ano de 2018, e, com isso, se tornou a primeira mulher trans a obter o título pela referida universidade usando seu nome social. É também autora dos livros E se eu fosse puta (Hoo Editora, 2016), Vidas trans: a coragem de existir, em co-autoria com João W. Nery, Márcia Rocha e T. Brant, prefaciado por Laerte Coutinho e Jaqueline Gomes de Jesus (Editora Alto Astral, 2017), e Neca + 20 Poemetos Travessos (O Sexo da Palavra, 2021).

Hilda de Paulo (Inhumas-GO, Brasil, 1987) vive e trabalha entre Brasil e Portugal. É mulher travesty artista e curadora, princesinha do cerrado transfeminista decolonial autora do projeto Arquivo Gis, membra fundadora da Cia. Excessos e da eRevista Performatus, e organizadora e diretora da Mostra Performatus. Atualmente é mestranda em Artes Plásticas com percurso em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal. Também, nessa mesma faculdade, fez uma especialização em Práticas Artísticas Contemporâneas e, na Faculdade de Letras dessa mesma universidade, licenciou-se em História da Arte. Tem integrado exposições coletivas nacionais e internacionais, e algumas de suas obras integram permanentemente o acervo de alguns museus, como o do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro-RJ, Brasil), o do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Niterói-RJ, Brasil) e o da Fundação Memorial da América Latina (São Paulo-SP, Brasil). Participou das seguintes residências artísticas: Programa de Residências Despina (Rio de Janeiro-RJ, Brasil, 2019); Fjúk Arts Centre (Húsavík, Islândia, 2015-16); e Casa do Sol – Instituto Hilda Hilst (Campinas-SP, Brasil, 2014).


INFORMAÇÕES

datas: 10, 17, 24 e 31 de Agosto de 2021

horário: Terças-feiras, das 19h às 21h

carga horária: 4 encontros de 2h cada / 08h totais

acesso: Utilizamos a plataforma Zoom® para os encontros virtuais; o link para acesso é enviado no dia anterior ao início das aulas. Cadastre gratuitamente pelo site ou baixe o App Zoom.

investimento: R$ 200

vagas limitadas


Ficou com alguma dúvida?
Converse com a gente! Envie um e-mail para luxespacodearte@gmail.com

Anterior
Anterior

[encerrado] CURSO ONLINE | objeto têxtil: o pano no espaço

Próximo
Próximo

[encerrado] CURSO ONLINE | políticas de escuta: artes sonoras, ecos e ressonâncias