[encerrado] CURSO ONLINE | da concepção moderna do espaço aos limites da pintura

com Bruno de Abreu e Lucas Rehnman

Susan Rothenberg, Dogs Killing Rabbit, 1991-92

Susan Rothenberg, Dogs Killing Rabbit, 1991-92

SOBRE O CURSO

O movimento da pintura moderna pode ser compreendido como uma destilação laboriosa do espaço pictórico, uma profunda investigação do que lhe é próprio. Com a libertação da perspectiva geométrica e das figuras e narrativas clássicas, observamos uma revelação mútua da fisicalidade própria de seu campo e do espectador enquanto agente perceptivo: podemos dizer que ele compõe os limites sensíveis do pictórico a partir do próprio corpo e das próprias vivências. A pintura já não deve se identificar com um mero suporte de imagens e formas a priori: o gesto e a percepção, em seu dinamismo, constituem seu corpo, e ela pode ser lida como um dispositivo complexo de visão de mundo. Num silêncio desconcertante, que não se reduz ao da opacidade da matéria, ao da transparência dos conceitos, ou ao terreno pantanoso dos sentimentos (mas comungando de todos eles), revela-se uma forma simbólica singular e mesmo um modelo teórico autônomo.

CONTEÚDO

  • Aula 1: Cézanne e a ordem nascente do olhar. A superação do átomo de cor divisionista e a retomada do desenho em Matisse. Giacometti: a cabeça, o espaço, o absoluto.

  • Aula 2: Klee e o equilíbrio instável. Análise da obra "Objetos não-compostos no espaço", 1929.

  • Aula 3: Hilma af Klimt, pioneira da abstração. Mondrian e a destruição da melodia. A redução radical de Malevitch. Duchamp.

  • Aula 4: Pollock: qualquer lugar é todo lugar. Newman: da composição ao sentido de lugar. Comentários sobre Lee Krasner, Jack Whitten, Al Loving, Agnes Martin, Eva Hesse, Ellsworth Kelly.

BIOGRAFIA DOS MINISTRANTES

Bruno de Abreu (1992) é artista, poeta e professor de pintura e teoria da arte. Nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo, e reside na capital desde 2011, quando passou a cursar artes plásticas na FAAP (curso não concluído). Formou-se em filosofia em 2019 pela Faculdade de São Bento. Participou das exposições “23ª Mostra da Juventude”, do SESC Ribeirão Preto (2012) e foi selecionado para o Programa Experiência edição 2012, do Itaú Cultural (São Paulo, 2012). Tem poemas publicados nas revistas Escamandro, Ruído Manifesto e A Bacana.

Lucas Rehnman (1988) é um artista-pesquisador nascido em São Paulo, Brasil. Vive e trabalha em Berlim, Alemanha. Mestre em Artes nas Esferas Públicas pela ÉDHÉA (École de Design et Haute École d’Art du Valais), Suíça, como bolsista premiado pela Wyss Foundation, sua pesquisa e prática a partir daí desenvolvem-se do desenho e da arte conceitual à uma reflexão ampla sobre processos decoloniais, democracia e estratégias de transmissão oral e escrita. É membro do coletivo sonoro EPICAC Tropical Banda e também trabalha como professor independente.


INFORMAÇÕES

datas: 23 e 30 de Agosto, 06 e 13 de Setembro de 2021

horário: Segundas-feiras, das 15h às 17h

carga horária: 4 encontros de 2h cada / 08h totais

acesso: Utilizamos a plataforma Zoom® para os encontros virtuais; o link para acesso é enviado no dia anterior ao início das aulas. Cadastre gratuitamente pelo site ou baixe o App Zoom.

investimento: R$ 240

vagas limitadas


Ficou com alguma dúvida?
Converse com a gente! Envie um e-mail para luxespacodearte@gmail.com

Anterior
Anterior

[encerrado] CURSO ONLINE | utopias e distopias: entre ideais e pesadelos da civilização e da razão

Próximo
Próximo

[encerrado] CURSO ONLINE | propostas em arte contemporânea