chamada aberta | edital de ocupação do lux espaço de arte

 

Está oficialmente aberto o Primeiro Edital para Ocupação do Lux Espaço de Arte, que selecionará propostas expositivas para a nossa sala do Edifício Vera.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de abril, exclusivamente pelo formulário abaixo. Confira as regras do edital e envie seu projeto!

dúvidas frequentes

• Por que o edital é pago?

O edital cobra o valor de R$ 100 por inscrição porque é através dessas contribuições que poderemos pagar todos os prestadores de serviço e todos os materiais necessários para a viabilização da ocupação, incluindo o pró-labore para a proposta selecionada, totalizando R$ 25.000. Sabemos que o nosso governo não tem se preocupado em incentivar a área da cultura, portanto é através da colaboração e união dos profissionais da cultura que podemos ajudar uns aos outros nessa jornada.

• Quem pode enviar projetos para este edital?

Artistas visuais. O Lux oferece, dentro das contrapartidas, a elaboração do texto crítico sobre a proposta selecionada, desenvolvido por uma de nossas curadoras - Sylvia Werneck ou Camila Marchiori.

• O que acontece se o edital não tiver inscrições suficientes para viabilizar o projeto selecionado?

Caso cheguemos perto do valor total necessário, negociaremos com todos os profissionais envolvidos a possibilidade de um reajuste nos cachês. Caso o valor arrecadado não seja suficiente para a viabilização do projeto, devolveremos 90% do valor da inscrição (R$ 90,00) para cada um dos inscritos, pois utilizaremos 10% do valor arrecadado (R$ 10,00 de cada inscrição) para pagar os serviços e profissionais que já trabalharam na elaboração do edital.

• O que acontece se o valor arrecadado ultrapassar os R$ 25.000 necessários para a viabilização do projeto?

O valor excedente será direcionado para o Fundo Lux, que será empregado no financiamento dos próximos projetos do Lux, incluindo exposições e bolsas de estudo em cursos e atividades oferecidos pelo espaço. Caso arrecademos mais do dobro do valor necessário, selecionaremos um segundo projeto de exposição, a ser executado na sequência.

• Caso meu projeto seja selecionado, devo pagar algo além do valor de R$ 100,00 já pago na inscrição?

Não. O valor da inscrição será usado para viabilizar a exposição, e também para disponibilizar um pró-labore de R$ 3.500 destinado ao artista cuja proposta for selecionada. Caso o orçamento para produção ultrapasse esse valor, o excedente fica a cargo do artista selecionado.

• O que terei em troca caso meu projeto seja selecionado?

Como descrito no orçamento disponível no edital, a verba arrecadada será destinada a: pró-labore para artista(s) selecionado(s), produção executiva do edital e da exposição, elaboração de texto crítico por uma curadora do Lux, assessoria de imprensa, avaliação das propostas por três membros de júri, montagem e desmontagem da exposição, recepção e monitoria, elaboração da identidade visual / material gráfico, impressão material gráfico, publicidade patrocinada em redes sociais, aluguel do espaço, registro fotográfico da abertura, catering e limpeza do local.

• Até quando posso enviar projetos?

Até o dia 17 de Abril de 2022, exclusivamente pelo formulário disponível acima.

 
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