[encerrado] CURSO ONLINE | ateliê de escrita e fabulação para criação em arte

com Isadora Ravena e convidades

Viciniux da Silva, Sem título, 2021.

SOBRE O CURSO

Este ateliê é destinado a artistas e não-artistas. Parte de um estudo da fabulação como potência da imaginação, em diálogo com outros artistas e pensadores do tema, na intersecção entre cosmovisões pretas, travestis e indígenas, para elaboração de exercícios individuais e coletivos de escritas ficcionais que serão engrenagens de processos criativos em arte.

Pretendemos neste ateliê acompanhar/orientar/induzir/provocar escritas e os processos criativos gerados a partir delas pelos participantes da turma, que podem desembocar em artefatos artísticos de diferentes linguagens, inclusive pensando o trânsito entre linguagens.

CONTEÚDO

Parte I: Diálogos

  • Encontro 1, 10.01.2022, segunda-feira: Pensamento Negro-Travesti Radical – Conversa com Viniciux da Silva

  • Encontro 2, 11.01.2022, terça-feira: Estética Alienígena: Fabulação e Imaginação Política – Conversa com Lucas Dilacerda

  • Encontro 3, 12.01.2022, quarta-feira: Aqui eu estou aqui estou não eu – Conversa com Abigail Campos Leal

  • Encontro 4, 13.01.2022, quinta-feira: Linguagens da Floresta – Conversa com Merremii Karão Jaguaribaras

  • Encontro 5, 14.01.2022, sexta-feira: Como destituir o mundo e seu tempo? – Conversa com Isadora Ravena e discussão com participantes da turma

Parte II: Imersão

  • Entre 17 e 21 de Janeiro: Exercícios de Criação com participantes da turma. Encontros de Orientação individuais e coletivos.

Parte III: Partilha

  • Dia 24: Compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos.

SOBRE A PROPONENTE

Isadora Ravena é travesti, artista, pesquisadora e professora. Atua como professora substituta na Rede Municipal de Educação de Fortaleza. Graduada em Teatro e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará. Foi professora de Estudos da Performance no Curso Técnico em Dança e no Curso Extensivo em Teatro do Centro Cultural Bom Jardim (2020/21). Foi curadora do Festival Tomada LBT do Teatro José de Alencar. Foi jurada do Campeonato Cearense de Slam em 2020. Em 2021, ministrou os cursos “Pensamentos Travestis na Arte Contemporânea” e “Estéticas Travestis: Crise, Colapso e Pensamento”, pelo Lux Espaço de Arte (SP). Suas obras transitam e elasticam os limites da cena, do audiovisual e das visualidades contemporâneas. É autora do livro “Sinfonia para o fim do mundo” (2020).

SOBRE AS CONVIDADAS/ES/OS

Vinícius da Silva é artista, pesquisador e tradutor; formado em Controle Ambiental (IFRJ), graduando em Artes Plásticas (UFRJ), apresentador do podcast Outro Amanhã e colunista da Revista Ruído Manifesto. É autor de Fragmentos do porvir (Editora Ape’Ku, no prelo), onde discute a dimensão ético-política do amor em bell hooks, racismo ambiental e as possibilidades de construção de um futuro a partir das práticas negras. Suas pesquisas, a partir da arte, filosofia e ciência ambiental, direcionam-se à discussão sobre o fim do mundo como o conhecemos e à produção de novas alternativas, a partir da arte e da mutualidade revolucionária. Em 2021, com De bala em prosa: vozes da resistência ao genocídio negro (vários autores, Editora Elefante, 2020), foi finalista (segunda fase) do 63º Prêmio Jabuti; venceu, em segundo lugar, o concurso de ensaísmo da revista Serrote, com o texto “Barricadas para o fim do mundo” (publicado na edição 39 da revista); e foi um dos dez artistas selecionados, do mundo, para participar da elaboração e produção de The Red Earth (Chapter 1 of Opera Infinita), uma produção de Jota Mombaça, Denise Ferreira da Silva e Anti Ribeiro.

Lucas Dilacerda é pesquisador e curador. Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Filosofia, com distinção Summa Cum Laude, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Filosofia Clínica, e Mestrando em Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ministrou cursos, oficinas, seminários e conferências em diversas instituições de arte, tais como: Dragão do Mar (CE), Centro Cultural do Bom Jardim (CE), SESC (SP), BREU (SP), Lux (SP), INCERE (CE), Theatro José de Alencar (CE), Sobrado Dr. José Lourenço (CE), Porto Dragão (CE) e Museu de Arte Contemporânea (CE). Além disso, possui diversos textos, artigos e críticas de arte publicados em diversas revistas e capítulos de livro. É coordenador do LAC – Laboratório de Arte Contemporânea; e do LEFA – Laboratório de Estética e Filosofia da Arte; e é integrante do LAMUR – Laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas, do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC. Foi pesquisador do Núcleo de Pesquisa do MAC - Museu de Arte Contemporânea do Ceará (2018), onde foi assistente na organização do livro de crítica de arte “Caderno de exercícios: investigações sobre o acervo do MAC-CE” (2018). Foi integrante do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes (2019). Organizou e editou os livros “Sinfonia para o fim do mundo” (2020), de Isadora Ravena; e “Para nunca esquecer” (2020), de Rodrigo Lopes. Recentemente, ministrou o Seminário de Pesquisa em Imaginação e Memória na Arte Contemporânea (2020), no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, onde organizou uma publicação digital junto com Rodrigo Lopes. Foi orientador no Laboratório Reticências de Criação (2021), acompanhando o processo de artistas contemporâneos. Foi curador das exposições “Arre_mate” (2018), “Soteramento” (2018) e Decomposição (2020), e compôs a equipe curatorial das exposições “A casa, o doce e baobá” (2018), no Minimuseu Firmeza; e “Ant_Corpo” (2019), na Galeria Sem Título Arte.

Abigail Campos Leal, pedaço de fumaça gorda, transita entre Arte y Filosofia como forma de criar poéticas que contribuam materialmente para a destruição do mundo colonial, assim como para imaginar y criar formas radicalmente outras de habitar a Terra. Faz doutorado em Filosofia pela PUC-SP. É professora do curso de especialização em "Ciências Humanas y Pensamento Decolonial", pela PUC-SP. É uma das organizadoras do Slam Marginália. Publicou "escuiresendo: ontografias poéticas", pela editora O Sexo da Palavra, em 2020, y "ex/orbitâncias: os caminhos da deserção de gênero", em 2021, pela Glac Edições.

Merremii Karão Jaguaribaras, indígena da Nação Karão Jaguaribaras. Agricultora, militante indígena, ambientalista, poetisa, contista, artista visual, graduanda em sociologia pela UNILAB-CE. "Tenho a função de levar a voz de meu povo à além do Kalembre. Luto pela garantia e o mantimento do direito a diversidade, minha atuação se apresenta de forma efetiva onde muitas vezes faço a ponte das línguas de meu povo para a língua do Estado e vice versa. Na arte, preservo e promovo os saberes ancestrais em diversas linguagens".


INFORMAÇÕES

datas e horários:

  • Parte I: encontros coletivos nos dias 10, 11, 12, 13 e 14 de janeiro de 2022 (segunda a sexta-feira), das 19h às 21h

  • Parte II: encontros individuais marcados de acordo com a disponibilidade das pessoas participantes, entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2022

  • Parte III: dia 24 de janeiro de 2022, das 19h às 22h

acesso: Utilizamos a plataforma Zoom® para os encontros virtuais; o link para acesso é enviado no dia anterior ao início das aulas.

investimento: até 31 de dezembro de 2021: R$ 250;

a partir de 01 de janeiro de 2022: R$ 300;

pagos via PIX. Enviaremos as instruções de pagamento por email após o preenchimento do formulário de interesse abaixo:

BOLSAS: Oferecemos cinco (5) vagas para bolsas de estudo com 100% de desconto, direcionadas preferencialmente para pessoas transgênero/travestis, pretas e/ou indígenas que se disponham a oferecer voluntariamente monitoria para a ministrante e convidades durante as atividades. Para se candidatar, preencha o formulário para pedidos de bolsa abaixo:


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