nós como nós: instância expositiva do acompanhamento de processos de criação artística

Bruno Romi, Dods Martinelli, Leoni Antequera, Leonardo Conceição, Letícia Feltrin e Renan Salotto

A obra final de um artista não é o ápice de sua criação. O percurso da criação artística mostra-se como um emaranhado de ações que, em um olhar ao longo do tempo, deixam transparecer os caminhos da teorização e dos processos metodológicos. Esse olhar processual é instrumento para permitir a análise da complexi- dade da criação, ampliando as possibilidades de discussão sobre a obra de arte e seus desdobramentos.

Para que a obra seja construída, o artista anota, pesquisa, experimenta. Nesse discurso ele registra aquilo que lhe parece necessário sob a forma de diários, planos, diagramas, desenhos e textos. Em toda prática criadora, há fios condutores relacionados à produção de uma obra específica, que, por sua vez, atam a obra daquele artista como um todo. São princípios, de natureza geral, marcados pela singularidade do artista, que regem o seu modo de ação: um projeto pessoal e singular.

Nesse percurso - o Acompanhamento de Processos de Criação Artística, coordenado pelos artistas Rafaela Jemmene e Marcelo Salum - houve a combinação do crescimento dialético e da execução. O processo do acompanhamento foi arraigado pelo compartilhamento e debate constante com os artistas participantes. A combinação de crescimento e execução, no processo criativo, leva a um procedimento que não pode ser descrito como elaboração de entidades particulares, cada uma das quais atuando dialeticamente sobre a outra. Desse processo, surge esta exposição.

Partindo de trajetórias e origens diferentes, os encontros durante o processo de acompanhamento estimu- lou debates e partilhas sobre o próprio processo artístico, Bruno Romi, Dods Martinelli, Leoni Antequera, Le- onardo Conceição, Leticia Feltrin e Renan Salotto, participantes, foram instigados à conceitualizar e executar suas obras simultaneamente, colocando a criação artística como um processo ininterrupto e de discussão aberta.

Nesta edição do NÓS COMO NÓS, o grupo se encontrou na própria identidade corpórea, na observação constante dos arredores do Edifício Vera com a produção e investigação particular, a exposição acaba abar- cando as questões de papéis de gênero, pertencimento, orientação sexual e anseios pessoais em confronto com as normas sociais e urbanísticas, levantando questionamentos sobre os padrões de comportamento dentro da sociedade.

Esta exposição celebra o desenvolvimento dos encontros não como um ponto final perante os caminhos e desenvolvimentos conceituais/estéticos, mas o processo constante da experimentação e da criação artísti- ca como prática permanente de desenvolvimento; o processo criativo como movimento constante, em que podemos visualizar as experiências que os artistas nutriram.

Camila Marchiori

Junho 2023

Fotos por Helena Marc

SERVIÇO

Nós como nós: instância expositiva do acompanhamento de processos de criação artística
Artistas: Bruno Romi, Dods Martinelli, Leoni Antequera, Leonardo Conceição, Letícia Feltrin e Renan Salotto
Curadoria: Camila Marchiori
Orientação: Rafaela Jemmene e Marcelo Salum

Visitação de 01.07.2023 a 29.07.23

Lux Espaço de Arte
Edifício Vera | Rua Álvares Penteado, 87
5º andar | Sala 7
Centro histórico | São Paulo SP

Anterior
Anterior

chamada aberta | II festival lux de performances

Próximo
Próximo

ocupação | mais vinho que rosa ou: manutenção takes all the fucking time ou: um viveiro-ateliê-loja-sala-de-visitas-feminista-obra-de-manutenção